Skip to main content

Movimento sobre Rodas com Inês Ponte Grancha

O tema de outubro foi escolhido pelo capítulo de Cleveland, e quando soubemos que íamos andar em MOVIMENTO, soubemos que tínhamos de nos movimentar em grupo. Assim, nasceu o primeiro evento nacional CreativeMornings, com Porto e Lisboa lado a lado.

E só poderiam vir coisas boas da união de duas comunidades muito criativas. Logo para começar tivemos a DJ Tété Funky Leaf que nos trouxe boa música, muito Groove e boa disposição. E depois foi tempo de descansar e relaxar numa aula de Yoga com a Marta Afonso.

image

Dois momentos divertidos que antecederam a nossa oradora: Inês Ponte Grancha. Enquanto primeira mulher a ganhar um campeonato de rali em Portugal, a Inês está sempre em movimento. Um movimento perpetuo entre três profissões que exigem muita criatividade: Copiloto, Fisioterapeuta e Mãe.

A entrada no mundo dos ralis foi feita pelas mãos do pai.  Se no início o trabalho foi feito para o lugar de Piloto, o destino ditou que seria como Copiloto que o futuro se iria escrever. Esta é uma tarefa difícil que exige muito estudo, precisão, atenção e comunicação constante.

“O que eu digo tem que causar uma reação por parte do piloto, por isso não posso dizer algo que ele nunca tenha ouvido ou que não saiba o que significa”.

No meio disto tudo, a nossa convidada move-se num mundo maioritariamente de homens. O universo dos Ralis em Portugal, e mesmo a nível mundial, é masculino e tal apresenta desafios acrescidos para todas as mulheres que queiram ingressar neste mundo. Realçando este facto, a Inês relembrou o momento em que recebeu o convite para ingressar uma das melhores equipas de Ralis do Campeonato Português.  Um convite que foi um misto de reconhecimento pelo seu trabalho, mas também como jogada de Marketing e Publicidade. O talento da nossa convidada provou que não há distinções de género, apenas engenho, trabalho e muita dedicação.

Inês Ponte Grancha reconhece que o trabalho de Copiloto é muito exigente e normalmente feito a tempo inteiro, mas não podia deixar de lado duas outras paixões: a fisioterapia e a maternidade.

Como consegue conciliar tudo? Nas palavras da própria deve o seu sucesso à vontade de querer provar a si própria que era capaz; à família que é a sua base e estrutura de apoio; à separação constante entre as três profissões e foco total na que está a exercer naquele exato momento; a nunca ter sido demasiado ambiciosa ou passado por cima de alguém; e ao facto de se ter mantido sempre positiva, mesmo quando tudo desmorona.

“Nos momentos difíceis temos que nos agarrar sempre ao que é bom.”

Foi um evento divertido, sempre em movimento e cheio de boas surpresas. Um evento que não teria acontecido sem os nossos parceiros: o Veloculture que tão bem nos recebeu; a Senzu, oBean’Go, a Trindade Pão Artesanal, o Shoyce, o abcoffee, a Honest e a Greenalyn por nos alimentarem com um pequeno-almoço fantástico; ao Gerador, Porto Canal e Rádio Portuense que nos fazem chegar mais longe.

image
image
image

O próximo evento é já no próximo dia 13 de novembro e vai ser muito radical. Inscrevam-se! Até lá sigam-nos na vossa plataforma favorita: Facebook, Instagram, Twitter, Flickr ou Spotify.


Texto: Mariana Monteiro

Fotografia: Filipe Brandão